Qual escola você deseja para seu filho?

18 de fevereiro de 2014 3 comentários

Olá amigas!
Estou lendo um livro de Rubem Alves "Lições de um velho professor" e entre tantos textos maravilhosos, separei um trechinho aqui para que possamos refletir na hora da escolha da escola para nossos filhos!

 Segundo o autor, existem escolas que são gaiolas e escolas que são asas:

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
 

 Eu sou totalmente contra escolas rígidas demais na educação infantil, acredito que a criança precisa ter prazer em ir para a escola, ela deve ser divertida, valorizar a infância, ter espaço para brincar e construir seu conhecimento. Escolas que aproveitam o conhecimento que a criança já tem e a fazem pensar e refletir sobre! Escolas que são asas estimulam e valorizam o aluno, acreditam que o erro faz parte do processo de construção do conhecimento.

Já as escolas que são gaiolas, tendem a manter o aluno preso dentro de um currículo, com conteúdos determinados e iguais para todos. Os alunos são apresentados aos conteúdos sem que possam refletir ou discordar dele. Os alunos estão ali para ouvir e o professor para falar. Não existe troca de conhecimentos.

Ao escolher uma escola para seu filho, procure conhecer a proposta pedagógica, mesmo que seu filho esteja no berçário! A educação infantil é essencial para o futuro da criança, ela deve ser agradável e estimulante, sem exagero nas cobranças. A criança tem que se apaixonar pela escola!

E então, qual escola você deseja para seu filho?
 
Melissa Machado

3 comentários:

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design