Brinquedos seguros

8 de agosto de 2014 0 comentários
Hoje existem muitos brinquedos que estimulam o raciocínio, o lado motor, os sentidos e despertam o interesse das crianças. Comprar um brinquedo não é tão difícil graças às inúmeras lojas infantis e às propagandas lindas na televisão, mas hoje venho fazer uma pergunta: Você procura o selo de qualidade do INMETRO nos brinquedos? Você sabe o que é esse selo?


Que brinquedos são ótimos estimulantes, isso não se pode contestar, mas a saúde e a segurança de quem brinca está em primeiro lugar. Por essa razão, todo brinquedo comercializado no Brasil deve ser certificado. Essa certificação é obrigatória para brinquedos com faixa etária de até 14 anos.
A certificação visa a evitar possíveis riscos as crianças, que muitas vezes podem não ser notados no momento da compra, riscos que podem ser por falha na fabricação ou por consequência do uso do brinquedo.
A avalização dos brinquedos para certificação são determinadas de acordo com o tipo do brinquedo, os principais testes são de:
Impacto, que verifica possíveis surgimentos de partes pequenas ou pontiagudas causados por quedas.
Mordidas, que visa a saber se o brinquedo pode gerar partes pequenas, pontas perigosas ou cortantes quando arrancada pela mordida.
Tração, verifica a possibilidade de pontas afiadas e do risco de a criança cair sobre essa ponta.
Químicos, verifica a possibilidade de o brinquedo possuir algum componente químico que nocivo à saúde da criança.
Inflamabilidade, teste se o brinquedo "pega" fogo rapidamente.
Ruído, verifica se o nível do ruído do brinquedo está dentro dos limites estabelecidos. O selo do INMETRO é obrigatório e quando você o encontra nos brinquedos isso quer dizer que ele foi aprovado em todos os testes. Vale mencionar que nesse selo deverá conter a marca do INMETRO, a marca do creditador e o foco da certificação, que nos casos de brinquedos é saúde ou segurança (observe a foto acima).
Normalmente você encontra o selo na caixa dos brinquedos, mas se não encontrar, você pode olhar na etiqueta afixada no próprio brinquedo.
Porém, apesar do INMETRO ter todo o cuidado na garantia do certificado, infelizmente como quase tudo nesse mundo, existem suas falsificações, então procure comprar os brinquedos em lojas especializadas, verifique possíveis violamentos da caixa, comprar observando sempre a faixa etária da criança e o mais importante sempre examinar o brinquedo e suas instruções antes de entregar  brinquedo para as crianças.
Você pode ter mais informações sobre a autenticidade do selo e ou denunciar um possível falsificação, acessando aqui.




0 comentários:

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design