Quando meu filho vai aprender a ler e escrever?

9 de outubro de 2014 19 comentários

Quando meu filho vai aprender a ler e escrever?

A criança vai para a escola e ao chegar no pré muitas mamães já começam a se preocupar com a “alfabetização”. Sei que é um momento muito esperado, mas a sua ansiedade pode atrapalhar o processo de alfabetização muito mais do que você pensa! 
"É preciso saber que cada criança tem seu ritmo. Você sabe disso, mas não consegue segurar a ansiedade, não é? Já se pegou pensando “mas, e se ele não ler?”. O receio é natural. Espera-se que aos 7 anos de idade a criança domine razoavelmente a leitura e a escrita. Porém, isso começa muito antes."(Revista Crescer)

Na escola em que trabalho, oferecemos vários momentos onde a criança pode perceber que a leitura e escrita faz parte do dia-a-dia. Contamos histórias, escrevemos receitas, poesias, músicas. As crianças têm contato com livros desde bebezinhas, além de revistas, jornais e outros portadores textuais. Em casa também, a criança vê a família lendo e escrevendo. Só de observar o mundo escrito a criança já vai elaborando suas hipóteses! Vocês já perceberam que normalmente a primeira escrita da criança é imitando a nossa letra cursiva? Então, ela imita muito o que nós adultos fazemos.
Ah, você está preocupado com os métodos? No Brasil, existem dois principais. "Há escolas que adotam apenas um e há outras que os misturam. O fônico (aquele do “vovô viu a uva”) mostra a decodificação de sons e letras, ou seja, as relações símbolo-som, e o método que segue o pensamento construtivista (que chegou ao Brasil nos anos 80, com mais ênfase nessa área pela ação da argentina Emília Ferrero), o qual trabalha com palavras que fazem parte do universo da criança, que tenham significado para ela, como nomes próprios ou outros termos do cotidiano."(Revista Crescer).
As crianças participam de produções textuais e de leituras, mesmo sem saber ler ou escrever. O professor vai avaliando as fases de escrita da criança e fazendo as intervenções necessárias para que ele construa a sua escrita. 

Na minha opinião, como professora alfabetizadora há quase 20 anos, que já tive a oportunidade de trabalhar com vários métodos, afirmo que não existe um método/teoria perfeitos, realmente cabe ao professor fazer as adequações necessárias. A única certeza que eu tenho é a de que nossas crianças são capazes de muito mais que o ba-be-bi-bo-bu, podem sim produzir textos muito melhores do que "O vovô viu a uva"!!

19 comentários:

  • Cris disse...

    Amiga adoro seus post, pq assim temos orientação de profissional do que fazer, como agir... Joseph ainda está novinho, mas já estou atenta a estas questões.
    Como ele ama livros e ele mesmo "conta" suas histórias, acho q teremos fácil acesso ao mundo da leitura e escrita, vamos ver, bjss

  • Cibele Lima disse...

    Muito bom post adorei! vou colocar meu filho na escola agora com 3 anos..ele sabe as letras e numero já mas estou ansiosa pra ver a hora dele aprender de verdade a ler e a escrever bjo

  • Unknown disse...

    Adorei o poster, so professora a pouco tempo e tenho a mesma opinião cabe ao professor trabalhar
    e desenvolver a criança.
    bjos Estou adorando seus poster .

  • Unknown disse...

    Tacredito que eles são melhores do que isso, são muitos espertos, e em casa os pais e familiares ajudando ensinando os numeros, letras, figuras eles aprendem ainda mais rapido
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

  • Verônica Pataro disse...

    Minha filha tem 2 anos e já sabe todas as letras do alfabeto, mas não pensem que forcei não, ele foi aprendendo aos poucos como uma brincadeira,,, acho fascinante saber do que eles são capazes de fazer...

    Beijos!
    www.pipocasemaquarela.com

  • Unknown disse...

    Bom... minha baby ainda tem 1 ano e 4 meses... então temos um tempo pela frente até ela entrar nessa fase. Mas já gosto de me inteirar sobre os assuntos das fases seguintes...

    Bjs,
    www.soumae.org

  • Anônimo disse...

    Acho muito interessante falar sobre isso. Eu aprendi a ler com 4 anos, minha mãe é professora e desde os dois anos eu já tinha vários livros, lia na igreja, e tudo mais e quero MUITO que com meu filho seja igual, mas sei que cada criança tem seu tempo, tanto que, minha irmã só aprendeu aos 6 anos e minha mãe também ensinou ela. Vou incentivar muito mas não quero me preocupar tanto porque sei que depende dele, tudo no tempo dele. Adorei o texto beijocas

  • Anônimo disse...

    Não grilo com isso, pois como educadora sei que cada um tem seu tempo.
    Sei que é difícil pra quem não é da área entender o tempo de cada criança.
    Meus filho está com 6 anos e começa aos poucos a leitura de letras e silabas e me contento com isso,pois está totalmente dentro da fase das aprendizagens.

  • Unknown disse...

    Eu na faculdade aprendi que cada criança tem que ter o metodo de ensino diferente porq cada uma aprende d forma diferente e tbm com idades diferente ..post mata

  • Clube da Fraldinha disse...

    Adorei a materia. Aqui em casa teremos um pouco de atraso na fala e talvez na escrita porque meu marido eh Frances e fala frances com o Theo. Entao, ele tem que assimilar 2 idiomas ao inves de um. Da um pouco mais de trabalho, mas ele se sai bem.

    Bjos
    Clube da Fraldinha
    www.clubedafraldinha.com

  • Mãe Vaidosa disse...

    Eu acho que cada criança tem seu ritmo e aprender a ler e a escrever devem ser feito por profissionais capacitados (os professores) e nós pais devemos auxiliar e motivas as crianças.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

  • Iasmin Marques disse...

    Aqui a Dri já reconhece quase todas as letras do alfabeto e já sabe escrever seu nome!
    Terei paciência em relação ao tempo de ela saber ler e escrever tudo, pois cada criança tem seu tempo, e o que podemos fazer é apoiá-las e ajudá-las.

    Um beijo
    http://www.amaedadri.com/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design