Mães contra o Desperdício de Água

5 de fevereiro de 2015 10 comentários

Mães contra o Desperdício de Água


Bom dia queridas mamães e amigas que fazem parte de nossa rede de mães.

Hoje vou falar sobre um assunto muito sério, que tem deixado eu e muitas pessoas preocupadas aqui em São Paulo, onde eu moro.
A falta d'água tem atormentado muitos lares, e com isso vem a preocupação e buscar alternativas para economizar e reutilizar a água que antes desperdiçávamos. 
E temos que nos conscientizar que não é porque hoje você tem água em casa, que podemos sair gastando, temos que pensar no amanhã, atitudes simples do nosso dia-a-dia, podem fazer muita diferença.
Mas pelas informações que andam noticiando, daqui alguns dias teremos 5 dias sem água e apenas 2 dias com. Fico com medo só de imaginar. Ainda não sinto a falta, por conta da caixa d'água que tem no prédio onde moro, mas mesmo assim faço a minha parte.
Com os dias de calor que andou assolando São Paulo, pensei muitas vezes em encher a piscina do Isaac, que não é enorme, mas para encher iria necessitar de uma grande quantidade de água. E não enchi a piscina, mas aproveitei a hora do banho para deixar ele na banheira brincando com água que tinha usado para dar banho.
E pensando nisso, fui buscar dicas para ajudar nesta conscientização, e aproveitar melhor a água que usamos no dia a dia.

Dicas da Aline do Blog Inspiração Sustentável

- usar a capacidade máxima da máquina de lavar
- reaproveitar a água da máquina para a limpeza do quintal e mesmo para bater roupas pesadas no tanquinho (a água dispensada antes de centrifugar geralmente sai quase limpa) 
- ao lavar a louça, procuramos tirar os excessos antes de levar para a pia (restos de alimentos) e os talheres deixamos dentro de uma das vasilhas dentro da pia, assim enquanto enxaguamos por exemplo os copos e pratos, a água dispensada já serve para "amolecer" a sujeira".

O que começamos a controlar com mais afinco depois da crise no fornecimento:

- o tempo no banho, principalmente das crianças, lembrando-os de desligar o chuveiro para se ensaboar 
- incentivar as crianças a usarem um copo na escovação dos dentes 
- aproveitamento de água da chuva (instalei sob a calha um tambor para a captação de água). E tenho compartilhado a ideia em todas as conversas sobre falta d´água, na fila, na padaria, no trem, espero assim colaborar para que as pessoas fiquem menos expostas com o desabastecimento (sempre reforço que esta não é uma água potável).

E aqui em casa tenho utilizado algumas destas dicas. 

♠ O banho tem sido mais rápido, e na hora de ensaboar a água é fechada;
♠ Tomo banho dentro da banheira do Isaac, e aproveito para usar a água na descarga.
♠ Aproveito a água da lavagem das roupas na máquina, e coloco no tanquinho para bater tapetes. E a água que sai limpa, aquela que é colocado o amaciante, uso para lavar roupas no tanquinho. 

E você tem conscientizado o seu filho sobre a falta d'água? Tem ensinado a não desperdiçar água na hora de lavar as mãos, escovar os dentes?
Aqui tem sido uma tarefa diária. Falo todos os dias como é importante não desperdiçar, para não faltar água para nós, e para outras pessoas também, Temos que fazer a nossa parte, mesmo que outros não pensem assim.

E você o que tem feito para economizar água?
Compartilhe a sua dica, e venha fazer parte deste movimento de conscientização.




10 comentários:

  • Cris disse...

    Amiga, precisamos nos unir e trocar dicas para combater o desperdício de água.
    Vou postar tb!! Vamos fazer barulho na rede!!
    Precisamos pensar no futuro dos nossos filhos
    bjs,

  • Unknown disse...

    Amiga aqui também estamos economizando
    E conscientizando as crianças, uma dica legal é levar a garrafinha de água para escola assim também ajudamos
    Bjs
    www.inspiracaomaterna.com

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Oi Vivi, aqui já passamos pelo racionamento. E ainda estamos. Tivemos dias mais complicados e deu uma melhorada. Mesmo assim não está brincadeira.
    Aqui também conscientizamos Maria quanto a tudo. Infelizmente em apto não conseguimos guardar muita água, mas por exemplo, das frutas e verduras que lavo, aproveito para limpar a casa.. Talvez tenha que comprar um tonel ou barril não sei, para aproveitar melhor a agua...

    Pena que nem todo mundo acredita no perigo e não quer ajudar..

    Boas dicas.. beijos beijos

  • Iasmin Marques disse...

    Ótimo post amiga, adorei!
    A verdade é que é realmente necessário economizar água e começar desde já ensinar aos nossos filhos também em dizer não ao desperdício.

    Um beijo
    http://www.amaedadri.com/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design