Festa: Partindo do Princípio

9 de outubro de 2012 16 comentários
fonte : google
Quando pensamos em festa, ainda mais dos nossos filhos, uma enxurrada de idéias vem em nossa mente. Tema, Local, lembranças, o que eles vão gostar?.... Mas para toda essa angústia se tornar em uma bela e encantadora festa é preciso partir do princípio, afinal onde tudo deve começar? Do planejamento, isso mesmo, é aí onde sua festa "nasce".

Para nós mães, a festa de um filho tem que ser "perfeita" e na verdade não é o tamanho da festa que conta e sim se o principal interessado, o aniversariante, e os convidados vão gostar e para ser algo bom e não um motivo de stress, hoje eu trouxe algumas dicas que irão ajudar.

O planejamento é a etapa onde nos questionamos sobre tudo e buscamos respostas, sobre todas as variáveis possíveis e o que irá nos permitir seguir em frente sem erros.

* Antecedência: neste caso ela é essencial, tudo nasce do planejamento mas só se desenvolve com antecedência, você precisa de tempo para pensar, negociar, encomendar as coisas, a antecedência gera economia e o planejamento gera segurança. Dê preferência para começar a planejar com no mínimo de 06 meses de antecedência, como eu disse isso gera economia e não importa qual a sua condição financeira, economizar é respeitar seu dinheiro, com esse tempo você pode escolher tudo o que quer e precisa, pesquisando valores, sem ter que aceitar a primeira coisa que te oferecem.

Planejando: Aqui seguem algumas questões que você deve se fazer e buscar respondê-las.

* Data e hora: Você vai fazer a festa na data do nascimento? ( Que dia da semana cai?) No fim de semana mais próximo? é perto de feriado prolongado? ( Meus convidados estarão viajando?) Qual horário é mais adequado ao seu filho? ( não esqueça a festa é dele). Alguns Buffets fazem valores diferenciados pelos dias e horários.

*Tipo de festa: Vai ser uma festa para muitas pessoas? Uma festa mais íntima? Faça sua lista de convidados e analise suas condições. Será Buffet, Churrasco, jantar, coquetel? Leve o tempo que precisar pensando nisso, é essencial.

*Local: Você já sabe o número de convidados, o tipo de festa e a data por isso fica mais fácil analisar valores, agora é preciso definir se fará por conta própria ou Buffet, pesquisar bem o local nos quesitos de valor, capacidade e acessibilidade dos convidados.

* O que servir?: Tudo Ok com itens acima, agora temos que pensar no que servir aos convidados, se você optou por um Buffet isso não será algo a se preocupar, se for organizar por conta própria será algo a pensar detalhadamente. Primeiro faça a lista de Adultos e Crianças, para comida por exemplo conte 1 pessoa a cada 02 crianças. O link a seguir ajuda bastante nesse caso: http://www.noivasonline.com/quantidades.htm

*Quem vai servir?  Se você decidiu fazer por conta própria não esqueça que sua família são seus convidados, garanta pelo menos 03 garçonetes, e 02 pessoas para a copa em uma festa de 50 a 100 pessoas, assim todos serão bem servidos.

*Criança gosta de Brincar:  Se não for em Buffet, não esqueça que criança quer brinquedo!!! Se houver possibilidade Alugue, se não houver providencie aqueles tapetões de EVA num cantinho coloque brinquedos seus, joguinhos, monte um cantinho de brincar, afinal criança entediada, pede pra ir embora, chora, chateia os pais, e isso é uma festa!!!!

O Básico já foi decidido, quando, onde e como será, agora partiremos para os detalhes.

*Tema: O tema é essencial para as decisões a seguir, trate de defini-lo bem para começar as suas pesquisas. Para o primeiro ano é recomendado um tema genérico, como circo, floresta, fundo do mar... Para não correr o risco de repetir mais tarde, deixe os personagens para quando seu filho já opinar. 

* Decoração: Com tema definido escolha o tipo de decoração, Tradicional (Mesas com cetim, colorida, com muitos bonecos, mais "cheia") ou Provençal ( Com móveis Brancos, basicamente decorada com itens personalizados e não muito cheia, mais clean).

* Convite: Sim ele é importante, deve mostrar ao convidado o carinho que você tem por aquele  momento e deve combinar com o estilo da festa, mais simples, elaborado, tradicional... Existem vários modelos criativos no mercado e o importante é que seu convidado se sinta querido e surpreso. Conte 1 por família. Se necessário inclua os individuais.

* Lembranças: Se forem dirigidas aos adultos devem ter 1 por convite,  se forem dirigidas as crianças, tenha o cuidado de ter uma para cada criança e se puder encomende algumas a mais. Pode acontecer de alguém levar um sobrinho ou amiguinho a mais e crianças se magoam, não entendem que não foram "esperadas". Como eu já disse, planeje e esteja preparada para tudo.

O mais interessante nesta fase de planejamento é que temos a internet, se você ainda não é fã de redes sociais, se torne, existem muitas dicas, mamães querendo vender seus pós festa, afinal o que você vai fazer com 20 centros de mesa depois da festa? Um mundo de opções e valores se abrem a frente, então não tenha medo de explorar.
Não importa o tamanho da sua festa, com planejamento e carinho, todos vão se sentir bem-vindos e animados a dividir com vocês uma data especial.

Bom, não esqueçam Planejamento+Antecedência = Mamãe realizada.


16 comentários:

  • Andrea disse...

    Jack, isso não é um post..... é um KIT FESTA PERFEITA!!!! Master dicas! Amei. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

  • Michele Camargo disse...

    Aii parabéns pelo post, estava qse sugerindo este tema, estou completamente perdida, meu filho já esta com 6 meses, e a unica coisa q decidi foi o tema, fora isso nao sei o q quero, se churrasco, coquetel... nada, a única coisa que tenho certeza é que eu quero q seja especial...rsrs

    Parabéns adorei as dicas e prometo q já vou começar a planejar hj rsr!!!
    bjs

    http://historiadeumamae.blogspot.com.br/

  • Quézia Silva disse...

    Adoro este blog, acesso todos os dias, me inspirei tanto em escrever com vocês que criei um blog também, pra registrar tudo sobre meu filho Kemuel.
    Beijos meninas.

    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    Quézia Silva

  • Isabelle Joanne disse...

    As crianças amam, todo tipo, porém não amam as foto: Com mamãe, com papai, com uma pessoa que eu nem lembro o nome... hahahahaha, sou prova viva disso. E para a BC do dia 12, eu vou estar viajando, posso deixar meu texto aonde, dia 10 mais ou menos?

    Beijos corujas

    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

  • Genis Borges disse...

    O niver de JM é semana que vem e suas dicas foram ótimas, apesar de já estar tudo em cima da hora...rsrsrs Mas será um festinha simples, em casa, só pra família!
    Bjus, Genis

  • Gleysa Lopes disse...

    Perfeito esta postagem! Ira ajudar muitas mamães, a gente sempre fica na duvida!!! Lembro como fiquei com o primeiro niver de Heitor!!!

    Bjs

    Gleysa
    demamaeursa.blogspot.com

  • Luciana Kajiura disse...

    Adorei o blog! É bem por aí mesmo, quando a gente se programa com antecedência dá pra escolher tudo com calma. Estou nos preparativos da festinha de 1 ano do meu pequeno. O tema será circo! Beijos.

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design