O Poder da Música

5 de outubro de 2012 14 comentários



A música tem o poder de nos influenciar de forma muito positiva. Por este motivo, a musicoterapia  tem sido usada para tratar muitas doenças e problemas.

O uso da música durante a gravidez, por exemplo, permite a troca de elementos emocionais entre mãe e bebê, contribuindo para o bem estar de ambos e também ajuda no desenvolvimento físico e mental do feto. A audição é o primeiro sentido a despertar. Por volta de 20 semanas após a concepção, o feto começa a ouvir os sons externos e a reagir a eles. A sensibilidade fica mais aflorada o que propicia um contato mais intenso entre mãe e filho.

Após o nascimento, a música deve continuar presente nas cantigas de ninar, que tem o poder de embalar e acalmar os bebês. Depois vêm as cantigas de roda, parlendas e músicas em geral. As crianças logo aprendem a balançar o corpo ao som da música. É lindo de ver.

A música contribui para o desenvolvimento da fala, através do canto e da imitação; ajuda a desenvolver a memória e coordenação, por conta do movimento e resposta à música; contribui na distinção de sons altos e baixos, rápidos e lentos e reconhecimento de ritmos diferentes.

No período escolar, o repertório musical das crianças só faz crescer. É comum ver as crianças cantarem e dançarem as musiquinhas que aprendem na escola. A educação infantil utiliza a música como aliada na aprendizagem, pois é uma ferramenta importante para o desenvolvimento motor, cognitivo e corpóreo da criança.

Segundo o médico pediatra Marcelo Reibscheid,  a música está intimamente relacionada ao aprendizado em crianças. "Sabemos que crianças que ouvem música com frequência, e principalmente aquelas que estudam música, podem e normalmente têm um raciocínio mais rápido e maior facilidade de ganho verbal”. Já Elisandra Sé destaca que: “o aprendizado da música ou de um instrumento musical ajuda no desenvolvimento cognitivo, sobretudo nos aspectos semânticos e nos sistemas de memória. A música se configura numa forma de linguagem e pensamento”. 

Aqui tem música na hora do banho, na hora de dormir, na hora de brincar e por aí vai. A música tem o poder de tornar nossa vida mais doce, mais leve e muito mais feliz!


Uma música para descontrair

1 - Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy)- Wikipedia



14 comentários:

  • Coisas da Lara disse...

    Música é bom e tem que ser boa, de qualidade. Aqui em casa estimulamos bastante as cantigas de roda clássicas, músiquinhas que a mamãe aprendeu por aí quando trabalhava como recreadora, palavra cantada.... enfim, música de criança. Adorei o texto! Vou compartilhar com amigas que vão amar, né Estefani?? Parabéns, Ju. Só a Maestra das Mamães em Rede poderia postar algo tão bacana... BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

  • Unknown disse...

    Que legal! O luiz Felipe vai em aulinha de música desde os 6 meses, acho muito bom, não só pela música mas também pela socialização. Ótimo post, parabéns. Bj tati amigosdefraldas

  • Carol Meoli disse...

    Ju, acredito que a música seja realmente magnifícia e tem uma magia única!
    Sou apaixonada por música, não vivo sem, e a Babi também adora uma música desde meu ventre!!!

    Beijos

  • Cida Kuntze disse...

    Jú, concordo a música é ótima no desenvolvimento da criança. Desde antes da minha filha nascer eu colocava músicas suaves pra ouvir. Quando ela ficava no berço e eu fazendo o serviço, deixava lindas melodias tocando. Ela gostave e gosta muito. Participa de um coral e precisas ver como ela canta...rsrs. Não dubla ou fica bagunçando na hora da apresentação, solta a voz mesmo...rsrs.
    Beijos e parabéns pelo texto.

  • Anônimo disse...

    Ju! Que postagem gostosa de se ler ao som do Palavra Cantada! Eu ouvi muita canção de ninar quando eu estava grávida de Laura. Quando ela nasceu, fiz o teste e comprovei o que me disseram sobre o reconhecimento da música pelo bebê. Ela ouvia e vibrava mexendo os bracinhos e abrindo um largo sorriso! Hoje, além de cantar, dança muito! Uma graça! E o melhor, que você ressaltou muito bem, é ver conciliado a diversão e desenvolvimento motor e cognitivo. Maravilha! Beijos!

  • Unknown disse...

    Olá minha amiga, que post gostoso de se ler. Vc escreve muito bem!
    Eu amo música, sou uma pessoa musical! JM faz aula de musicalização, mas desde o ventre, já ouvia e cantava muito com a mamãe!
    E que belo videozinho, amo Palavra Cantada e temos vários CD's aqui!
    Bjus mil querida!
    Genis

  • Adriana Ranzi Curioni disse...

    Juliana a música é tudo de bom na vida de uma criança, estimula muita coisa para eles!!! Até pra birra ajuda!!! Vou te falar que esses dias minha filha de 1 ano e 5 meses estava fazendo uma birra daquelas, um chororô que só e eu fazendo as malas para viajar (a propósito estou escrevendo um post para registrar essa primeira birra dela )rs então, ai eu nem dei moral deixei ela lá e comecei a cantar a música preferida dela que é a da abertura do Carrossel e beijo beijo beijo da Maria Joaquina.... pra que.... a birra parou na hora e ela comecou a querer se ëntrosar"na cantoria rsrs Ótimo post!!
    beijos
    www.minhamaricotamaricotinha.com

  • Nádia Lima disse...

    Oi.
    A musica de fato é de extrema importância para as crianças,desde o momento em que estão sendo geradas...Estou gestante e coloco musica para meu filho,amo!
    Adorei esse cantinho e já estou seguindo.

    bjs
    http://amordemaematerno.blogspot.com.br

  • Gleysa Lopes disse...

    A música tem um poder mesmo ela transforma ambientes e pode nos encher de alegria tudo depende do estilo, para as crianças faz um bem incrível ! Tudo de bm o seu post, show de bola!!!

    Bjs

    Gleysa

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design